QUEM SOMOS
Criado em 2014, o Coletivo M.A.L.T.A. – acrônimo de Mapa Alternativo das Artes – é igualmente uma homenagem ao grande fotógrafo Augusto Malta (1864-1957), que registrou o Rio de Janeiro durante as grandes transformações urbanas que ocorreram na cidade nos primeiros anos do século XX.
O Coletivo Malta agrega ao circuito artístico do Rio de Janeiro novas atrações e novos núcleos de produção em artes visuais, com o mapeamento de produções culturais alternativas. Além disso o Coletivo Malta promove o sentimento de pertencimento de seus participantes e dos moradores dos bairros nele incluídos, pela valorização de suas comunidades.
O Coletivo Malta torna visível uma enorme gama de atividades culturais jamais identificadas em jornais, revistas e outros órgãos de comunicação, tornando-se uma interface permanente para todos os interessados em conhecer mais a respeito da produção artística do Rio de Janeiro.
Ele é formado por:
Alita Sá - professora da Faculdade de Educação da UERJ, campus Duque de Caxias e coordenadora do Laboratório de Audiovisual (LABORAV).
Cíntia Ferreira - aluna do Instituto de Artes da UERJ e pós-graduada em fotografia e imagem pela IUPERJ - UCAM.
Drica Voivovic - designer e artista visual
Egeus Laus - assessor de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, coordenador do projeto Viajantes do Território
Leandro Pimentel Abreu - professor da Escola de Comunicação Social da UERJ
Marcus Bastos de Oliveira - pintor e aluno do Instituto de Artes da Universidade do estado do Rio de Janeiro (IART/UERJ)
Mario Margutti - crítico, professor e curador independente
Mauro Trindade - professor do Instituto de Artes da UERJ
Silvana Marcelina - Mestre em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da UFRJ. Discente em Artes Visuais pelo IART/UERJ
Stanley Vinicius - Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia
Valéria Leite de Aquino - Doutora em Antropologia Cultural e professora adjunta do IART/UERJ