top of page

Igreja de São Pedro


Conhecida por sua marcante cúpula prateada, a Igreja de São Pedro é um dos principais pontos históricos do Rio Comprido. Sua construção começou em 1873, inicialmente para abrigar as solenidades externas do Seminário de São José, que havia se mudado para o bairro após a demolição do Morro do Castelo, local no qual até então ficava instalado.


Antes chamada Igreja do Sagrado Coração de Jesus, teve seu nome alterado só em 1943, com a derrubada da Igreja de São Pedro dos Clérigos para a construção da avenida Presidente Vargas. Da antiga sede, herdou não só parte do nome, mas também móveis e a imagem hoje venerada em seu altar-mor, além, é claro, de sua principal herança: o magnífico umbral da igreja demolida, feito em mármore de carrara e que, com seus elementos barrocos, cria um interessantíssimo contraste com o restante da Igreja de São Pedro, construída em estilo neo românico.


Situado na avenida Paulo de Frontin, o templo cristão do século XIX divide seu terreno com outras três instituições católicas: o Seminário Arquidiocesano de São José, a Venerável Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro e a Casa do Padre Cardeal Câmara. A igreja é motivo de orgulho para os moradores do bairro, chamando atenção tanto por sua majestosa arquitetura quanto por seu excelente estado de conservação, sem falar no belo jardim que, no mês de junho, se enche de bandeirinhas para as festividades de São João.


Fotos: Divulgação, Augusto Malta, Adriana Oliveira, Jorge Moutinho, Stevez

bottom of page