Há mais de 60 anos, o Centro Cultural João Nogueira, mais conhecido como Imperator, faz história no Méier. O espaço se dedica a diversas vertentes das artes e hoje conta com teatro, cinema, sala de exposições, salas multiuso e terraço. Antes da pandemia, o espaço recebia cerca de 70 mil visitantes mensais, se consolidando como o principal centro cultural da Zona Norte do Rio.
Durante décadas, o Cine Imperator, que funcionava no mesmo endereço desde 1954, ocupou o título de maior cinema da América Latina, com 2.400 lugares. Na década de 80, depois de muitos anos de inquestionável sucesso, o empreendimento acabou falindo, pois os cinemas de shopping ofuscaram os de rua. Logo após, o centro cultural se transformou em uma das principais casas de show da cidade, recebendo artistas nacionais e internacionais, como Caetano Veloso, Gal Costa, Tina Turner e Bob Dylan.
Em 2002, o Imperator foi fechado novamente, sendo reaberto apenas em 2012, após ser revitalizado pelo governo estadual. Com a inauguração, ganhou outro nome: Centro Cultural João Nogueira, em homenagem ao cantor e compositor homônimo, nascido e criado no Méier. Devido à pandemia, o espaço está com suas atividades temporariamente suspensas.
Fotos: divulgação
תגובות