Registro do espetáculo de Sergio Biff
O Teatro Lambe-Lambe é uma especialidade do teatro de bonecos, que consiste no espetáculo em miniatura, dentro de uma caixa, onde são apresentadas peças teatrais de curta duração através da manipulação de bonecos. Cada caixa é um espetáculo e o espaço legítimo é a rua.
A palavra títeres possui como uma das definições, bonecos articulados ou marionetes animadas por uma pessoa, e Magéia é a origem grega da palavra magia. A Cia Títeres da Magéia, idealizada pelo artista Sergio Biff, utiliza a linguagem teatral do Teatro Lambe-Lambe para contar histórias do samba e reverenciar esse gênero musical e seus representantes. As artistas Denise dos Santos e Ismine Lima são as criadoras dessa linguagem artística, que em 1989 tiveram a ideia após o surgimento da necessidade de um ambiente intimista para uma cena de parto com uma boneca feita de espuma. Após serem vistas ao acaso na rua, as câmeras de lambe-lambe serviram de inspiração. O primeiro espetáculo de teatro lambe-lambe aconteceu na Feira do Interior, em Salvador, com o título de “A dança do parto - Um espetáculo de Lambe-Lambe”. [1] E assim se iniciou essa arte, que vem evoluindo e agregando inovações, na técnica e na criatividade.
Um dia caminhando pelo Campo de São Bento em Niterói – na feira que acontece aos finais de semana – vejo um artista com a caixa lambe-lambe ao lado. O sol castigava, mas impossível era não parar, conversar, e saber pelo artista. Agora então, Sergio Biff. O espetáculo – conforme ele mesmo explicou – se chama “Um dia no quintal do Cartola”. O compositor. O cantor. O poeta e violinista brasileiro. A inspiração veio de uma capa de um dos discos do Cartola, em que ele estava ao lado de sua esposa, Dona Zica. A intenção era mostrar o cotidiano na casa do sambista, no Morro da Mangueira. E esse dia estava chuvoso.
Para despedida, Cartola e Dona Zica olham para mim. E assim foi o meu sábado com eles. “Queixo-me às rosas/Mas que bobagem/As rosas não falam/Simplesmente as rosas exalam/O perfume que roubam de ti, ai”[2]
Obrigada Sergio Biff.
Capa de disco do Cartola - 1976
[1] BELTRAME, Valmor. ARRUDA, de Kátia. Teatro Lambe-Lambe: o menor espetáculo do mundo. http://www1.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/041_Valmor_Beltrame.pdf
[2] CARTOLA. Música “As rosas não falam”
REFERÊNCIAS
BELTRAME, Valmor. ARRUDA, de Kátia. Teatro Lambe-Lambe: o menor espetáculo do mundo. http://www1.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/041_Valmor_Beltrame.pdf. Último acesso em 25/10/2019.
Documentário “Samba na caixinha: a magia do trabalho de Sergio Biff e uma reverência ao samba” http://g1.globo.com/globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/documento-samba-na-caixinha-a-magia-do-trabalho-de-sergio-biff-e-uma-reverencia-ao-samba/5681562/
Documentário “A Magia do Teatro de Lambe-Lambe de Sérgio Biff”. Lúcio Freitas. https://www.youtube.com/watch?v=l-tK2DOUnbw&fbclid=IwAR2O2U9QiNs2wYLFazhIXzfJ85oCZURiECBfkQ0U9zpwtTOtnoFVHxsuh8I Último acesso em 25/10/2019.
https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/cartola/nos-dois/. Último acesso em 25/10/2019.