Chamada para a Mostra
Arte de Ana Carolina Angelo
“GERAL” foi uma Mostra Independente dos estudantes do Instituto de Artes da UERJ, idealizada pelo estudante e artista Mateus Lhama, e organizada em parceria com demais alunos da Universidade, em especial da aluna Rayssa Veríssimo. Foram diferentes manifestações artísticas, como instalações, pinturas, desenhos, performances, apresentações e música, e tudo isso aconteceu no Galpão Ladeira das Artes, em um domingo muito aberto e democrático. A Dona Socorro, proprietária e administradora, disponibilizou o espaço e contou um pouco sobre o centro cultural.
A entrada é pela ladeira no bairro Cosme Velho, em Laranjeiras. Aos fundos, a comunidade Guararapes com vista para o Cristo. E abaixo, o Rio Carioca. Principal motivo para o galpão ter continuado como galpão ao longo dos anos. Popularmente, Rio pode simbolizar renovação, mudança, ciclos, e a travessia dele, um obstáculo que separa dois mundos, que nesse caso é acima e abaixo. Nunca se sabe o que pode significar de fato esses simbolismos, mas ao escutar um pouco da história construí pontes e ligações.
Bom, e aí, estava eu, em sintonia com o indescritível hamburguer Zappa do Claudio, em homenagem e por certa semelhança física com Franz Zappa, quando Dona Socorro descansa ao meu lado e juntas assistimos a uma das tocantes performances. No final de uma daquelas boas conversas que marcam a vida, ela diz:
- “É. Mas a vida é um corredor, e as variáveis... são medonhas.”