top of page

DESVIO CONVIDA - VERÃO EM QUEIMADOS ARTES AQUÁTICAS - EXPOSIÇÃO E FEIRA DE ARTE


A Desvio abre o seu calendário de 2019 com novidades: a primeira delas é o lançamento do projeto Desvio Convida , uma ação que acontecerá em cada estação do ano em locais periféricos do Rio de Janeiro, integrando arte contemporânea com um dia de vivências, encontros e diversão. A primeira edição Artes Aquáticas - Verão em Queimados , no dia 24 de março, domingo, das 10h às 17h, no município da Baixada Fluminense. A exposição será realizada com obras e intervenções artísticas dentro da piscina. Além da mostra, a data será marcada, também, com uma feira de arte, onde as obras serão vendidas a preços acessíveis, rodas de samba e de capoeira e encerrará com um baile charme, que começará após o término da exposição.

A escola de natação popular Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada, receberá o evento. A mostra Artes Aquáticas envolve performances, intervenções, ações, jogos e instalações que acontecerão dentro da piscina. Alguns trabalhos foram elaborados com material impermeável; outras irão se desfazer. Participam da mostra: Aleta Valente, Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, Amauri Souza, Ana Almeida, Bia Gonçalves, Bianca Almeida, Bruno Portella, Camilla Braga, Clara Machado, Daylane Marinho, Davi Marcos, Dom Avelino, Elisa Castro, Gabriel Fampa, Isadora Espíndola, Léo Silva, Lucas Almeida, Mariana Maia, Marcus, Mônica Coster, Rafael Amorim e Ton Almeida. A composição sol, piscina, música e encontros pode indicar apenas uma festa, apenas lazer. Mas, o encontro de corpos expostos é um ato político. A emergência de discursos e representantes políticos fascistas em todas as esferas, exigem que profissionais da cultura se posicionem. O lazer, a diversão sem grandes pretensões além de provocar encontros e experiências artísticas - em um dos sentidos mais potentes da arte, desencadear a imaginação sobre possibilidades inexistentes ou conhecer as existentes que estão distantes - pode ser um dos lugares de resistência e organização.

Uma exposição dentro de uma piscina explora as potências do corpo que tanto vem sendo coberto e silenciado, seja por assassinatos efetivamente, como aconteceu com Marielle Franco, ou por ameaças, como no caso de Jean Willys. Explora também que política se faz no corpo a corpo, fora das relações virtuais. Se na ditadura civil-militar de 1964 foi proibida a reunião em escolas e universidade, hoje, com a disseminação dos projetos públicos e privados de educação à distância, essa ação não chegará a ser necessária. A festa, insubmissa e subversiva por excelência, declara alegria, suor e movimento em corpos que vivem e lutam para continuar sobrevivendo. Corpos + Encontros + Experiências Artísticas + Festa + Piscina + Sol + Roda de Samba + Baile Charme (tudo no pós-carnaval e fim do verão).

“A Desvio está interessada em construir diálogos com os espaços que ocupa e, assim, convidou diversos artistas a colocar seus trabalhos dentro da piscina. O lazer como um ato artístico e político. Corpos expostos que dançam e se relacionam. O receio de imergir na piscina e na profundidade. O tato em evidência, a água refrescando, os corpos que se tocam e se esbarram. Como se faz uma exposição na água? Autodeclarada em construção, a Desvio se caracteriza justamente por sua abertura às práticas experimentais, compreendendo a importância de exercitar outras possibilidades entre curadoria e arte-educação”, declara a curadora do evento, Daniele Machado. “A Desvio Convida também tem o objetivo de fomentar a circulação econômica entre jovens artistas e novos compradores. O trabalho vendido a um preço acessível rompe com a ideia ser restrita apenas à elite o consumo de obras de arte, propondo, assim, um mercado de arte alternativo e popular”, afirma o curador do evento, João Paulo Ovídio. Além disso, a Desvio se interessa em oferecer um dia de experiências artísticas ao público e proporcionar o encontro de agentes culturais, educacionais e políticos, tanto os atuantes nos locais quanto os de fora. Os participantes do evento poderão entrar na piscina para se despedir do verão. Sobre a Desvio Criada em 2016, a Desvio é um espaço autônomo de arte, localizado na Lapa, com interesse sobre conteúdos sem interesse do atual mercado, através da produção de revistas, livros, exposições, cursos e projetos de pesquisa, com o objetivo de colaborar no sistema de arte com outras possibilidades de construir relações e metodologias.

SERVIÇO: DESVIO CONVIDA: ARTES AQUÁTICAS - VERÃO EM QUEIMADOS CURADORIA: Daniele Machado e João Paulo Ovídio LOCAL: Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada: Rua Antônio Sobreira Sobrinho, 3 - Vila Nascente - Queimados - RJ (antiga piscina do Free Willy) ACESSO: (Trem) Ramal Japeri - Estação Queimados DATA: 24/03/2019, domingo HORÁRIO: das 10h às 17h ENTRADA GRATUITA CLASSIFICAÇÃO LIVRE PROGRAMAÇÃO: exposição de artes visuais, feira de arte, roda de samba, roda de capoeira, baile charme. REALIZAÇÃO: Desvio APOIO: Golfinhos da Baixada


bottom of page