top of page

Como andar de ônibus pode ser uma passagem: a experiência cartográfica do grupo DES..LOC.C. de Pelot


Duda Gonçalves, artista visual, professora e coordenadora do DES..LOC.C. (Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas), do Centro de Artes da Universidade de Pelotas apresenta ao Coletivo M.A.L.T.A. a experiência da Arte/Rolê no Busão, uma ação no transporte coletivo da cidade gaúcha que tem gerado mapas, vídeos, desenhos, poesias e pensamentos a respeito dos deslocamentos e de nossas percepções do entorno onde vivemos. Abaixo seguem algumas imagens e textos criados pelo grupo, parceiro do M.A.L.T.A. nas busca de novas reflexões sobre cidade, arte e pertencimento. "Então vamos começar a traçar um mapa Rio de Janeiro+Pelotas.... as pelotas (embarcação com vara de corticeira e couro utilizada na travessia dos rios na época das charqueadas, no século XVIII) vão ao Rio,por aqui, por outras vias...", convida a artista, que relata abaixo as experiências do grupo.

Sentamos nos últimos bancos/assentos. lugares vulgarmente conhecidos por "cozinha", e na dianteira de um ônibus circular que perpassou a periferia e o centro da cidade de Pelotas.Éramos passageiros, que ao adentrar e descortinar as vistas das distintas vias, ativávamos as percepções e os sentidos.

Ao embarcarmos, iniciamos o processo (...) cartografamos o trajeto e o movimento do ônibus, o atrito e o contato, captamos os sons e as conversas surgidas na interlocução com os passageiros, assim, novas formas de apresentar a cidade e seus transeuntes foram sendo potencializadas e desveladas.

O deslocamento pela cidade dentro de um veículo ou a pé é o modo pelo qual nos colocamos num estado de criação, contemplativo, despretensioso e leve, para que a cidade seja reinventada e nós também, resistindo aos percursos funcionais e alienantes a cada novo dia. Ao nos deslocarmos, produzimos desenhos, mapas, proposições sonoras, vídeos, entre outras ações poéticas.


bottom of page